terça-feira, 1 de março de 2011

O que é a Gestão da Mudança

Gestão da mudança é uma área da gestão que se foca na necessidade de constante adaptação das organizações e dos seus indivíduos.

Num mundo com rápidas alterações, gestores necessitam de melhorar as suas capacidades para diagnosticar a resistência à mudança e escolher os métodos mais apropriados para a ultrapassar. J. Kotter
Estudos mostram que 70% das alterações organizacionais falham ou têm desafios excessivos, e que a principal causa é a resistência à mudança.

Cada organização possui um paradigma cultural, esses paradigmas regem o comportamento das pessoas, resultando muitas vezes no estabelecimento de culturas burocráticas e funcionais, as quais exigem uma atitude inovadora. A intensidade e a volatilidade das pressões internas e externas impõem desafios às empresas, fomentando a necessidade real da mudança e assim, a destruição dos paradigmas.
A mudança organizacional pode ser uma alteração de posição no mercado, mudança na sua função social, modificação no seu direccionamento estratégico com possível alteração na sua missão e visão e reavaliação das suas práticas nos diferentes níveis de autoridade e responsabilidade. A mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações. Para que um processo de mudança tenha sucesso, deve existir liderança, confiança dos accionistas e tempo.

A mudança organizacional começa em cada individuo.
Aprender a aplicar um modelo de mudança ao nível individual e organizacional, de aprendizagem rápida e orientado aos resultados é essencial nos dias de hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário